NOTAS POÉTICAS DE UMA PESQUISA-VIAGEM

Laís de Paula Pereira

Resumo


Os fios da escrita deste texto deslocam e deslizam por entre as potências do ser que não é, do tempo que não marca, do espaço heterogêneo das brechas, do ser e não ser. Costuram a potência poética por entre fissuras de um texto acadêmico, fruto de uma pesquisa de mestrado viajante, navegante, cambiante realizada junto aos caiçaras das comunidades tradicionais da porção sul da Península da Juatinga, localizadas em Paraty, RJ. Diante das inquietações que emergiram no decorrer da atividade investigativa - Como transpor as experimentações de um devir e uma escuta que se propôs nômade em campo para o texto da dissertação? Como colocar em palavras um campo que fez com que a pesquisa ganhasse vida própria e extrapolasse as supostas fronteiras existentes entre pesquisadora e pesquisados? -, o presente trabalho levanta questões a respeito das metodologias, epistemologias, escritas e dualidades postas entre pesquisados e pesquisadores nas pesquisas acadêmicas em educação. O seu objetivo é criar rotas de fuga disruptivas com a geometria ordenada do pensamento moderno e explorar o caráter sensível e perceptivo da escrita poética - o que não significa fazer poesia, mas fazer da escrita um gesto - a partir do entrelaçamento das intervenções poéticas tecidas no texto de dissertação e as tramas da trajetória de um devir-pesquisadora. Desvios de uma linguagem que se pretende linear e produtora de conhecimento que abrem espaço para um outro território narrativo, político, estético e conceitual desde o qual o encontro com o Outro se faz possível.


Texto completo:

PDF

Referências


AUTOR, 2018

BÁRCENA, Fernando. La experiencia reflexiva en educación. Barcelona: Paidós, 2005. 171 p.

BARROS, Regina B.; PASSOS, Eduardo. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 1 ed, 2015, p. 172-200.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora: 34, 1992. 232 p.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica, São Paulo: Editora 34, 1997. 176 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, vol.5, 2 ed., 2012. 94 p.

ESCÓSSIA, Liliana da; TEDESCO, Silvia. O coletivo de forças como como plano de experiência cartográfica. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 1 ed, 2015, p. 92-108.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 366 p.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017. 128 p.

MEDRADO, Benedito; SPINK, Mary Jane; MÉLLO, Ricardo P. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. IN: Spink, Mary Jane et. all (org). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 1 ed, 2014, p. 273-294.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Apresentação. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 1 ed, 2015, p. 7-16.

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina B. Por uma política da narratividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 1 ed, 2015, p. 150-171.

ROMAGUERA, Alda R. T.; ANDRADE, Elenise C. P. Problematizar pesquisas e educações: fissuras metodológicas em tons de criação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, vol.4, n.1, jan.-abr. 2020, p.17-26. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/201 . Acesso em: 28 de outubro de 2021.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. 239 p.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p814-825

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons