A LEITURA LITERÁRIA E A POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS ORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AKURI, J. G. M.; LIMA, E. A.; CASTRO, R. M. Sobre o currículo na educação infantil e os fundamentos da teoria histórico-cultural: questões e reflexões. Teoria e Prática da Educação, v. 21, n. 1, p. 15-27, nov. 2018.
BAJARD, E. M. E. Da escuta de textos à leitura. 2ed. São Paulo: Cortez, 2014.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. /VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009.
GONZÁLEZ, A. G. G. Bases conceituais da teoria histórico-cultural: implicações nas práticas pedagógicas. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
LEONTIEV. A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MALAGUZZI, L. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.;
FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MELLO, S. A. Bebês e crianças pequenininhas como sujeitos: participação e escuta. In: COSTA, S. A.; MELLO, S. A. (org.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. 1.ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 41-50.
______. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação da pequena infância. Revista Cadernos da Educação, n. 50, 2015.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OLIVEIRA, A. M. D'A. A. Oralidade em práticas na educação infantil. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2019.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
SACCOMANI, M. C. S. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.
VALIENGO, A. A educação infantil e ensino fundamental: bases orientadoras à aquisição da leitura e escrita e o problema da antecipação da escolaridade. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2008.
VIGOTSKII, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1995.
______. Obras Escogidas IV. Madrid: Visor, 1996.
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Edusp, 2010, p. 103-117.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes, Claudia da Costa Guimarães Santana. – 1.ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
______. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p507-517
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026