A LEITURA LITERÁRIA E A POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS ORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila da Silva Rocha, Amanda Valiengo, Elieuza Aparecida de Lima

Resumo


A Educação Infantil é uma fase em que, geralmente, a linguagem oral é desenvolvida de maneira mais intensa e a leitura literária pode se constituir como uma proposta de trabalho em que a criança é colocada diante das múltiplas linguagens, promovendo aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento infantil. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a leitura como possibilidade de ampliação dos gêneros orais na Educação Infantil. Este estudo parte da análise de dados de uma pesquisa de mestrado realizada por meio da observação participante com crianças de cinco anos da Educação Infantil e sua professora. Tem como embasamento a Teoria Histórico-Cultural, formulada por Vigotski e os pressupostos sobre linguagem e gêneros discursivos de Bakhtin (2011). Os resultados mostram que a leitura literária nas rodas de leitura se constitui como situação, espaço e tempo frutíferos para a concretização das relações entre professora e crianças, impulsionando aprendizagens e promovendo desenvolvimento da linguagem oral.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p507-517

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