A CAIXA QUE CONTA HISTÓRIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO INFANTIL

Valdinéia Aparecida Alves, Âmali Girardi Nunes Pessoa

Resumo


Este artigo dedica-se a refletir sobre a literatura Infantil como cultura da infância e a criança como produtora de textos, por meio da análise qualitativa do material intitulado “A caixa que conta histórias: trabalhando com contos” e das vivências de uma turma do Ensino Fundamental para a realização deste material. A fundamentação teórica está centrada na Sociologia da Infância e na Teoria Histórico-Cultural. Ambas permitem pensar a criança como potente, ativa e participativa. Os dados revelam que a participação da criança em atividades culturais literárias com momentos de escuta, apreciação e produção de contos para a confecção da caixa, junto com a professora e os colegas, possibilitou a apropriação dessa cultura, bem como permitiu à criança compreender os aspectos que compõe este gênero textual. Apontam para a importância de a escola oferecer às crianças condições sociais e materiais de escuta, de leitura e de produção literária.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p3-11

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