PRÁTICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Lorena Bischoff Trescastro, Sérgio Renato Lima Pinto, Marta Regina Silva Ferreira, Luiza Pereira da Silva, Walter da Silva Braga

Resumo


O trabalho tem por objetivo investigar práticas de leitura na formação de professores. Na pesquisa documental, constatou-se o uso de uma diversidade de textos e materiais de leitura na formação.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas. São Paulo: LF Editorial, 2013.

CFEPF. Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. Centro de formação de professores com nova coordenação. Disponível em: http://expertiseemalfabetizacao.blogspot.com/. Acesso em: 30 set. 2021.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 28. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 22. ed. São Paulo: Ática, 2009.

PRADO, Eliane Mimesse. A importância das fontes documentais para a pesquisa em História da Educação. Intermeio. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação. Campo Grande, MS, volume. 16, n. 31, p. 124-133, jan./jun. 2010.

SEMEC - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Programa de Formação Continuada de Professores. Belém-Pará. 1º curso semestral Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo (1º ECOAR), Belém, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

TRESCASTRO, Lorena Bischoff; SILVA, Cilene Maria Valente da. Projeto Expertise em Alfabetização. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SEMEC. Expertise em Alfabetização: Formação de Professores. SEMEC/ECOAR, Belém, 2009. p. 7-11.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p985-993

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons