DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS QUANTO À LEITURA E À ESCRITA ACADÊMICAS: ÊNFASE NA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Resumo
Trata-se de um Relato de Experiência decorrente do processo de orientação do Memorial de Formação desenvolvido por alunas de um curso de Pedagogia, focando nas competências linguísticas, especialmente, práticas de leitura e escrita promovidas no desenvolvimento dessa atividade acadêmica.
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, R. L. L. (org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004.
BARBOSA, S. A. M. Redação: escrever é desvendar o mundo. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIANS, J. M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 9. ed. São Paulo: Ática, 2000.
FREIRE, P. Da leitura do mundo à leitura da palavra: entrevista/depoimento. Leitura: Teórica & Prática, Campinas, v. 1, 1982, p. 03-09.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 39-46.
GUEDES-PINTO, A. L. Memorial de formação: registro de um percurso. 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/drupal/sites/www.fe.unicamp.br/files/pf/subportais/graduacao/proesf/proesf_memoriais14.pdf. Acesso em: 16 de out. 2021.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 30. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? como planejar? 12. ed. São Paulo: Vozes, 2002.
NASCIMENTO, A. S. et al. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. Pedagogia em Ação. v. 2, n. 1, 2010, p. 61-65, fev./jun. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/4481. Acesso em: 16 out. 2021.
NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2.ed. Porto, Portugal: Porto, 1999.
PIMENTA, S. F. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
REZENDE, L. A. Leitura e formação de leitores: vivências teórico-práticas. Londrina: EDUAEL, 2009.
SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. Apresentação. In: SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (orgs.). Estratégias de leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior. Tubarão: Copiart, 2017.
VIEIRA, S. L.; FERREIRA, E. A.; NOGUEIRA, J. F. Ser professor: pistas de investigação. Brasília: Plano Editora, 2002.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p959-967
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
