DEVIR NATUREZA DA PALAVRA: CORPOS POÉTICOS EM MOVIMENTO

Eliana Kefalás Oliveira, Renata Ferreira da Silva

Resumo


Um jogo de transposição entre palavra e corpo, explorando dimensões dramáticas do teatro/dança foi proposto numa oficina para professores no 21º Cole - (Congresso de Leitura), na Unicamp, em julho deste ano (2018). Este texto procura, portanto, pensar o jogo entre a percepção corporal, e o devir natureza da palavra a partir do trabalho de identificação com dinâmicas de emoções que elementos da natureza como água, terra, fogo e ar nos proporcionam. Colocamo-nos o desafio de não pensar em termos de uma particularidade separada da natureza, explorando o jogo de sentidos com exercícios mimodinâmicos, a partir da metodologia de transposições de Jacques Lecoq, e a experimentação das potencialidades da palavra, ora como provocadora de sentidos, ora como matéria porosa, de forma a corporificar tais dinâmicas, ou seja, sentir a sensação para ativá-la em corpo/voz no jogo literário.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Aula. SP: Cultrix, 1989.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs. Trad. Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. v. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. Trad. Luiz B. L. Orlandi, Textos e entrevistas. São Paulo: Iluminuras, 2006.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

ISER, Wolfgang. “O jogo do texto”. In: LIMA, Luis Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. RJ: Paz e Terra, 2002.

______. “A interação do texto com o leitor” In: LIMA, Luis Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. RJ: Paz e Terra, 1979.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac. 2010.

LECOQ, Jacques. O silêncio. In: ______. Lê théâtre du geste: mimes et acteurs. Tradução de Roberto Mallet. Bordas: 1987. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2016.

PRESTA, Norberto. Arvolândia, Alberolandia, Arbolandia. Il. de Miguel Carvalho. São Bernardo do Campo: Lamparina Luminosa, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026