RODAS DE LEITURA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
Neste estudo apresentam-se os principais objetivos e resultados relacionados ao Projeto de Extensão Rodas de Leitura Literária na EDU – Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica e metodológica adotada diz respeito à relação entre leitura, literatura e leitura do mundo (FREIRE,1998). Considera-se a continuidade do projeto em razão de sua relevância acadêmica e social.
Texto completo:
PDFReferências
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8ª edição. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000; Publifolha, 2000 (Grandes nomes do pensamento brasileiro)
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, 2012. DOI: 10.20396/remate.v0i0.8635992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 16 out. 2021.
Revista do Departamento de Teoria Literária, número especial, p.81-89, Campinas, SP, 1999.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 14ª edição. São Paulo: Cortez, 1998.
NOGUEIRA, Elê. O velho tênis novo. 1ª edição. Nova Friburgo, Rio de Janeiro: In Media Res, 2019.
SILVA, Márcia Cabral da. Uma história da formação do leitor no Brasil. 1ª edição. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
SILVA, Márcia Cabral da. Literatura infantil brasileira: conceitos e problemas a luz dos estudos de Leonardo Arroyo e Cecília Meireles. In: SILVA, Márcia Cabral da & BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. (orgs.). Literatura, leitura e educação. 1ª edição. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2017, p.51-72.
PARREIRAS, Ninfa. Donana e Titonho. 1ª edição. Rio de Janeiro: Paulinas, 2018.
PARREIRAS, Ninfa. A velha e os cocos.1ª edição. São Paulo: Global, 2006.
PARREIRAS, Ninfa. Coisas que viram outras. 1ª edição. Nova Friburgo, Rio de Janeiro: In Media Res, 2019.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. 1ª edição. São Paulo: Editora 34, 2009.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p256-265
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026