A CATEGORIA DIALÉTICA ESSÊNCIA E APARÊNCIA NO ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA
Resumo
Esse trabalho é resultado do desenvolvimento de uma proposta de ensino de estratégias de compreensão leitora junto a uma turma de 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. O estudo teve por objetivo apresentar como se deu o ensino das estratégias de compreensão leitora, buscando perceber a categoria dialética essência e aparência no decorrer dessas ações e desvelar possibilidades de práticas pedagógicas para a formação do sujeito leitor. Utilizou-se a abordagem metodológica crítico-dialética com procedimento técnico de pesquisa-ação. A base teórica do artigo compreende os estudos de Sánchez Gamboa (1998), Kosik (2002), Girotto e Souza (2010), Saviani (2011) e Gasparin (2009). A análise permitiu afirmar que a categoria essência e aparência encontra-se indissociável do ensino de estratégias de compreensão, pois permite que o sujeito leitor supere os aspectos aparentes da realidade e sua concretude.
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PDFReferências
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e-ISSN: 1980-9026
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