A CATEGORIA DIALÉTICA ESSÊNCIA E APARÊNCIA NO ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA

LETÍCIA VIDIGAL, SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO

Resumo


Esse trabalho é resultado do desenvolvimento de uma proposta de ensino de estratégias de compreensão leitora junto a uma turma de 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. O estudo teve por objetivo apresentar como se deu o ensino das estratégias de compreensão leitora, buscando perceber a categoria dialética essência e aparência no decorrer dessas ações e desvelar possibilidades de práticas pedagógicas para a formação do sujeito leitor. Utilizou-se a abordagem metodológica crítico-dialética com procedimento técnico de pesquisa-ação. A base teórica do artigo compreende os estudos de Sánchez Gamboa (1998), Kosik (2002), Girotto e Souza (2010), Saviani (2011) e Gasparin (2009). A análise permitiu afirmar que a categoria essência e aparência encontra-se indissociável do ensino de estratégias de compreensão, pois permite que o sujeito leitor supere os aspectos aparentes da realidade e sua concretude.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n43p7-18

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