A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PÓS-PANDEMIA

Sarah Cristina Costa Ferreira

Resumo


Sabe-se que as atividades de ler e contar de histórias valorizam o lúdico e contribuem para o processo de aprendizagem das crianças por meio da relação entre a oralidade, a criatividade e a imaginação. Diante disso, este trabalho possui o objetivo de compreender a concepção das atividades de ler e contar de histórias imbricadas no processo de construção da consciência fonológica. Para tal, é apresentado um relato de experiência com a leitura literária e a contação de histórias em uma turma do 1º período da Educação Infantil, em uma instituição pública de ensino de um munícipio do Sul de Minas Gerais. Assim, Freire (1989), Jouve (2002), Morais (2012) e Rangel (2009) conversam com nossa temática de modo a fundamentar este trabalho aos quais, nos mostram resultados significativos no incentivo à leitura da classe bem como, no envolvimento da família com a aprendizagem das crianças, principalmente no que se tange ao momento pós-pandêmico.


Palavras-chave


Contação de histórias; leitura literária; consciência fonológica.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p40-46

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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