A MULTIPLICIDADE LINGUÍSTICO-SEMIÓTICA DO GÊNERO MEME: IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Resumo
A evolução de tecnologias digitais provoca alterações nos modos de organização dos discursos e, nesse contexto, ganha espaço o meme, um gênero impulsionado pelo advento da internet e das redes sociais. Este estudo tem como objetivo apresentar possibilidades de análises para memes. Para tanto, empreende-se uma pesquisa teórica fundamentada em Bakhtin (1998); Dawkins (2007); Furtado (2019); e Rojo e Barbosa (2015). Além disso, quatro memes são analisados à luz do referencial teórico, explorando potencialidades desse gênero e lançando um olhar mais atento aos recursos linguístico-semiótico-discursivos utilizados. A partir da pesquisa empreendida, os resultados demonstram que, para a realização de uma leitura mais crítica de memes, é relevante assumir uma atitude responsiva ativa, garantindo um posicionamento crítico em relação aos seus discursos.
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p77-87
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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
