IMPLICAÇÕES E BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Marilza Borges Arantes

Resumo


Esta pesquisa compôs-se de um breve estudo sobre a leitura na formação acadêmica, suas implicações e barreiras, tomando por base a concepção de leitura como além da codificação, para uma leitura compreensiva. Para isso, discutiu-se como se processa a leitura, qual o papel dos gêneros textuais na formação leitora dos acadêmicos, quais gêneros estão mais presentes na leitura acadêmica, bem como o papel do aluno na recepção dos textos. Como suporte à leitura e consequentemente ao aprendizado do aluno, verificou-se também a ação do professor no processo de ensino e condução da leitura acadêmica. Com a pesquisa, obteve-se que a dificuldade de leitura dos acadêmicos, sobretudo, está ligada à falta da prática da leitura, à leitura fragmentadas, fatores que interferem na competência leitora necessária para a recepção dos textos científicos trabalhados nas disciplinas curriculares do primeiro período universitário.

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