ALGUMAS METODOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE BACHARELADO DA FATEB

Donizeth Aparecido dos Santos

Resumo


ALGUMAS METODOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE BACHARELADO DA FATEB

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO-SILVA, D. A. O ensino de língua portuguesa na universidade: o discurso e a técnica. In. GUIRALDELO, C. M. (Org.). Língua portuguesa no ensino superior: experiências e reflexões. São Carlos/SP: Claraluz, 2006, p. 93-102.

BRÄKLING, K. L. Trabalho com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re) significação da palavra do outro. In. ROJO, R. (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 221-247.

CITELLI, A. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.

FARIA, M. A. O jornal na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto: 2002.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel/PR: Assoeste, 1984.

GUIRALDELO, C. M. (Org.). Língua portuguesa no ensino superior: experiências e reflexões. São Carlos/SP: Claraluz, 2006.

JAKOSON, R. Linguística e comunicação. 24. ed. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 1999.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In. BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199-226.

MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In. MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 2. São Paulo: Cortez, 2001. p. 101-142.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons