A LEITURA DIALÓGICA E AS ABORDAGENS DE LEITURA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS: POSSÍVEIS ENCONTROS E DESENCONTROS

Amanda Chiaradia Magalhães, Vanessa Cristina Girotto

Resumo


A LEITURA DIALÓGICA E AS ABORDAGENS DE LEITURA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS: POSSÍVEIS ENCONTROS E DESENCONTROS

Texto completo:

PDF

Referências


AUBERT, A. et al. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. Barcelona: Hipatia Editorial, 2008.

ELBOJ et al. Comunidades de aprendizaje: transformar la educación. Graó, 2002.

FLECHA, Ramón. Compartiendo Palabras: al aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. [s. l.]: Paidós, 1997

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010, 43. ed.

GIROTTO, Vanessa C.; MELLO, Roseli R. de; Tertúlia Literária Dialógica entre crianças e adolescentes: conversando sobre âmbitos da vida. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2007.

GIROTTO, Vanessa C. Leitura Dialógica: primeiras experiências com Tertúlia Literária Dialógica com crianças em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós- graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2011.

GÓMEZ, Jesus, et al. Metodologia comunicativa crítica. Barcelona: El Roure, 2006

MACHADO, Ana. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de

Janeiro: Objetiva, 2002.

MELLO, Roseli Rodrigues de; BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, Vanessa. – Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

MELLO, Roseli. R. et al. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica ao longo da vida. Artigo apresentado no 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, de 23 a 25 de outubro de 2006.

SOLER, Marta. Dialogic Reading: a new understanding of the reading event. 2001. Tese

(Doutorado), Harvard University, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons