TRAJETÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Sanadia Gama dos Santos

Resumo


Este artigo faz uma descrição sobre a proposta de oferta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual de Alagoas, bem como seus desafios e resistência para se manter enquanto proposta de Educação Superior em um estado historicamente marcado pelas influências da colonização europeia e das oligarquias dominantes. Como aporte teórico trazemos reflexões de Freire (2009), Caldart (2004 e 2012) e Arroyo (2007). A metodologia é qualitativa, do tipo intepretativista e as informações descritas estão presentes no Projeto Político do Curso (2009), como também no Parecer CEE 040/2014 que regulamenta a oferta de Educação do Campo no Sistema Estadual de Educação de Alagoas. É importante ressaltar que a criação de uma Licenciatura em Educação do Campo surge não somente como uma necessidade estratégica educacional e econômica, mas também como um projeto contra-hegemônico do agronegócio e latifúndio historicamente marcado nas bases agrícolas do Estado.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p132-139

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e-ISSN: 1980-9026
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