LETRAMENTO AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE UM PERCURSO FORMATIVO NA LEDOC/UNB

Felipe Canova Gonçalves

Resumo


Este artigo analisa possibilidades de letramento audiovisual na Educação do Campo, tomando como objeto de análise um percurso formativo em audiovisual realizado durante dois anos na Licenciatura em Educação do Campo da UnB (LEdoC/UnB). A partir da análise de relatórios e depoimentos de participantes sistematizados no processo, buscamos refletir sobre a dimensão metodológica do projeto e seus resultados, mantendo a ênfase nos aspectos pedagógico-formativos com a linguagem audiovisual e os diferentes caminhos para o trabalho com múltiplos letramentos.


Texto completo:

PDF

Referências


CIRELLO, Moira Toledo Dias Guerra. Educação Audiovisual Popular no Brasil – Panorama 1990-2009. 2010. 361 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Estudo dos Meios e da Produção Mediática, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GONÇALVES, Felipe Canova. Linguagem audiovisual e Educação do Campo: práxis e consciência política em percursos audiovisuais. 2019. 290 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

MARTINS, Aracy Alves; TEIXEIRA; Inês Assunção de Castro; MOLINA, Mônica Castagna; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. Outras terras à vista: Cinema e Educação do Campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SOUSA, Rosineide Magalhães de. Letramentos na Licenciatura em Educação do Campo: transitando no contexto acadêmico. In: ARAÚJO, Júlio (Org.). Gêneros e letramentos em múltiplas esferas de atividade. Campinas-SP: Pontes Editores, 2016. p. 69-94.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. FACULDADE UNB PLANALTINA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo. Planaltina, DF, 2018.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. FACULDADE UNB PLANALTINA. Projeto: Formação de Educadores do Campo para uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, para análise e produção audiovisual e trabalho com juventude rural no Centro-Oeste. Planaltina, DF, 2011.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. FACULDADE UNB PLANALTINA. Relatório Trimestral de Acompanhamento da Execução das Atividades: Formação de Educadores do Campo para uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, para análise e produção audiovisual e trabalho com juventude rural no Centro-Oeste. Planaltina, DF, 2012.

VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. Educação do Campo, questões estruturais brasileiras e Formação de Professores. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir de experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 307-318.

WOLFF, Eliete Ávila et al. Relatório Final do Projeto: Formação de Educadores do Campo para o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Planaltina: Faculdade UnB Planaltina, 2013. 165 p.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p20-29

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons