QUANDO A SEXUALIDADE PICHA, ALÉM DOS CORPOS, PAREDES DE BANHEIROS ESCOLARES

Dhemerson Warly Santos Costa, Carlos Augusto Silva e Silva

Resumo


Buscamos com este ensaio fomentar discussões sobre a sexualidade na escola através de pichações encontradas nos banheiros de uma escola de Ensino Médio situada da cidade de Altamira/PA. O que pode as pichações de um banheiro? Que sexualidades estão sendo produzidas, não apenas nas imagens, mas, ainda, nos corpos dos alunos? Que atravessamentos ressoam dos/nos corpos, dos/nos banheiros, da/na escola, da/na vida? São perguntas que latejavam muito mais do que algumas respostas, porém, escavam experimentações de outros sentidos por um professor de Biologia em constante (de) formação que se aventura não mais por laboratórios ou aulas de campo, mas em pichações, banheiros e suas reverberações na sexualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTMANN, H. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2001.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DOTTA, L. T. T. Representações sociais do ser professor. Campinas: Alínea, 2006.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Rio de Janeiro: Editora 34, 2012.

DUARTE, C. G; TASCHETTO, L. R.. Fabulações sobre a Etnomatemática na perspectiva da Filosofia da Diferença. In: HENNING, Paula Corrêa (Org.). Cultura ambiente e sociedade. Rio Grande, RS: FURG, 2012. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD, v. 6. p. 64-85.

GALLO, S. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 551-565, 2006.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

SANTOS, H. S. S; BRITO, M. de R. Esquizografias dos afetos: sexualidade entre paisagens. Momento-Diálogos em Educação, v. 25, n. 1, p. 233-256, 2016.

SPERLING, C. Sexo forever: corpo, sexualidade e gênero nos grafitos de banheiro em uma escola pública de Porto Alegre. Trabalho de conclusão de curso de especialização - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons