A ECO E A CARTOGRAFIA DOS PÁSSAROS: NAS IMEDIAÇÕES ABERRANTES

Marta Catunda, Rodrigo Reis Rodrigues

Resumo


Este texto apresenta algumas atividades desenvolvidas pelos autores, em oficinas, encontros, práticas de sensibilização por uma ecología sonora, abordando este tema em conexão com a ecosofia de Felix Guattari. Ambos participam de atividades de pesquisa promovidas pelos Grupos de estudos universitários, Perspectiva Ecologista da Educação e Ritmos de Pensamento, da Universidade de Sorocaba, UNISO e o Grupo de Estudos Ecosofia uma ética para o século XXI. Neste texto apresentam o dispositivo da cartografia dos pássaros, pesquisa de um Pós doutorado em Educação(UNISO) e o Concerto Eco, apresentado como Conclusão de Curso em Regencia e Composição em Música, UNESP, explicitando alguns aspectos importantes que vem motivando respectivamente estas pesquisas e composições, no encontro com as atividades sensíveis propostas e desenvolvidas nas Imediações Aberrantes do VII Seminário Conexões Deleuze e Cosmospolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTAUD, A. Eu, Antonin Artaud. Lisboa: Hiena Editora, 1988. p. 105-110.

BAIOCCHI, M.; PANNEK, W. [Des]construção e Esquizoprezença. São Paulo: Taanteatro Companhia, 2016.

CATUNDA, M.; RODRIGUES, R. R. Devir pássaros: ecosofia em Conexões. Utopia y Praxis Latinoamericana. CESA, Venezuela, a. 22, n. 79, out./dez. 2017.

______. ABC dos encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambiental. Hipótese. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2018.

______. O canto de céu aberto e de mata fechada. Cuiabá: Edufmt, 1994.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto et al. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 3.

ECO. Concerto. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 26 mar de 2017.

GUATTARI, F. As três Ecologias. Campinas: Papirus, 2001.

KRAUSE, B. A grande orquestra da natureza. Rio de Janeiro: Zahar: 2013.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

PIZZINI, J. Manoel de Barros. Brasil, 2006. Documentário.

REIS, R. R. Eco. Trabalho de Conclusão de Curso. Regência e Composição, UNESP, 2016.

SCHAFER, M. A nação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do aspecto mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo; UNESP, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons