A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rodrigo Saballa de Carvalho, Vitória Bassan Metz

Resumo


O trabalho tem como objetivo apresentar as condições de emergência do conceito de Pedagogia da Infância no Brasil e suas reverberações contemporâneas no âmbito da docência na Educação Infantil. Metodologicamente de uma investigação bibliográfica, na qual são analisadas as pesquisas cunharam o conceito de Pedagogia da Infância.A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Texto completo:

PDF

Referências


FARIA, Ana Lúcia G. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educação infantil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 1993.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

______. Ditos e escritos IV: estratégia poder-saber.. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, Campinas, 1999. 291f.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumaker; BUSS-SIMÃO, Márcia. Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em educação. Da investigação às práticas, Lisboa, Portugal, v. 6, n. 1, p. 31-49, jan./mar. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026